O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB) vai recomeçar sua carreira parlamentar na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele foi eleito o vereador mais votado na eleição deste domingo na capital gaúcha.
Pinheiro era presidente da Câmara dos Deputados durante o processo que destituiu Fernando Collor da presidência da República, em 1992.
Acusado de participar da máfia dos Anões do Orçamento, esquema de desvio de verbas do Orçamento da União, o deputado gaúcho acabou cassado em 1994.
O assunto voltou ao noticiário político em agosto com uma polêmica sobre uma matéria jornalística publicada na época pela revista Veja, apontando que Pinheiro teria movimentado 1 milhão de dólares em sua conta corrente de maneira ilícita. A reportagem teria prejudicado o político e influenciado seus colegas deputados na decisão de cassar seu mandato.
"Agora, vou seguir a minha vida política como quero e não como queriam me obrigar a interromper (com a cassação)", disse Pinheiro, após a confirmação de sua eleição, em entrevista a uma rede de televisão local.
Ibsen Pinheiro fez uma campanha discreta e obteve mais de 22 mil votos, abrindo uma diferença de mais de nove mil votos sobre o segundo mais votado. O PT terá a maior bancada na Câmara Municipal com oito vereadores. O PDT terá a segunda bancada com seis vereadores.