O HSBC Holdings está negociando a compra do banco Korea First Bank com o acionista controlador Newbridge Capital, afirmou um representante do governo sul-coreano na sexta-feira. O acordo pode chegar a US$ 3,15 bilhões.
As conversas sobre o oitavo maior banco da Coréia do Sul marcam a terceira tentativa do HSBC de compra um banco no país, depois da aquisição do KorAm Bank pelo rival Citigroup , por 2,7 bilhões de dólares.
Instituições financeiras internacionais querem chegar ao mercado de administração de fundos, que passa por rápido crescimento na Coréia do Sul. Além disso, elas observam as perspectivas futuras de recuperação do mercado de varejo da terceira maior economia da Ásia.
- Isso é rumor e nós não comentaremos rumores - disse Michael Smith, presidente do HSBC para a região Ásia-Pacífico. - O potencial (na Coréia do Sul) é muito grande, mas a economia no momento não parece muito bem - disse o executivo,em Manila.
O fundo norte-americano Newbridge controla 48,6% de participação no Korea First Bank, comprado do governo em 1999 por 500 bilhões de wons. O Korea Deposit Insurance Corp (KDIC), uma agência governamental, detém outros 48,5% e as ações restantes estão em poder do Ministério da Economia do país.
Kim Kyo-shik, secretário geral da Comissão de Supervisão de Recursos Públicos, que aprova a venda de ativos do governo, afirmou à Reuters que o KDIC o tinha informado sobre negociações entre o HSBC e o Newbridge.
O HSBC tentou há seis anos comprar o Korea First Bank, nacionalizado após a crise financeira dos mercados asiáticos entre 1997 e 1998. O banco também tentou adquirir o Seoulbank e o KorAm Bank.
- Se o HSBC comprar o Korea First Bank, a indústria local vai encarar um acirramento da competição entre os quatro principais bancos do país, Citigroup e HSBC - afirmou o analista Jason Yu, da Samsung Securities.