A Zona Oeste do Rio ganhou nesta quarta-feira um posto de saúde que vai ajudar a desafogar o setor de emergência do Hospital Rocha Faria, que, em média, atende 800 pacientes por dia, oriundos de bairros como Campo Grande, Augusto Vasconcelos, Santíssimo e Bangu, e por extensão de toda a rede hospitalar pública da região. É o posto médico Almir Dutton, na Rua Mário Mendes 256, na localidade de Augusto Vasconcelos, em Campo Grande.
O módulo de saúde é uma unidade pré-hospitalar fixa do Hospital Estadual Rocha Faria, que fica próximo, na Avenida Cesário de Mello 32. O posto tem capacidade para atender 90% das necessidades de quem procura a emergência do hospital.
- Esta unidade aqui começa com uma concepção diferente. O que queremos é descentralizar o atendimento, proporcionando maior conforto à população - explicou Cantarino, acrescentando que vai haver uma ambulância sediada no posto em conexão permanente com o Rocha Faria.
Além de oferecer serviço de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, pediatria e atendimentos de ambulatório e de urgência, quando a cirurgia não for necessária, o posto conta com equipamentos de Raios X, desfibrilador e sala de nebulização. O corpo clínico será composto de quatro pediatras, quatro cirurgiões e quatro ortopedistas.
O posto avançado vai funcionar diariamente durante 24 horas e a expectativa é que faça até 700 atendimentos por dia. O secretário de Saúde lembrou que o Hospital de Nilópolis será entregue em março e que as obras do Hospital de São João de Meriti já estão em andamento.