A montadora de carros japonesa Honda anunciou nesta terça-feira que terá sua própria equipe de Fórmula 1 a partir da próxima temporada depois de adquirir 100% da equipe BAR Honda.
A Honda anunciou sua disposição de comprar da British American Tobacco (BAT) 55% das ações antes do Grande Prêmio do Japão deste fim de semana, em Suzuka, quando a BAR completa sua 100a. corrida.
- Começamos as negociações no verão para aumentar nossa participação de 45% para aquisição total - disse o encarrego de operações da Honda Hiroshi Oshima.
- Queremos correr como Honda e queremos brigar pelo campeonato. Queremos levar a equipe para uma direção melhor.
A equipe BAR foi comprada em janeiro numa parceria entre a fornecedora de motores Honda e a BAT. A BAT tinha 55% da BARH Limited, e a Honda tinha 45%. A Honda disse também que vai mudar o nome da nova equipe, de acordo com os futuros patrocinadores.
- Basicamente será 100% Honda a partir de 2006. Vamos completar a compra até o final do ano. Temos uma equipe altamente motivada e esperamos ser muito mais fortes- disse Oshima.
- O nome será Honda alguma coisa, mas vamos ter que falar com os patrocinadores antes de tomar a decisão. A BAT, que fornecia a maior parte do dinheiro quando a equipe começou, em 1999, já teve 90% das ações, e o restante era dividido entre co-fundadores.
A empresa de tabaco pretendia sair do esporte, já que a lei contra a propaganda de cigarro entrou em vigor no começo deste ano. A BAR foi a vice-campeã no campeonato de construtores do ano passado, atrás da Ferrari, com os pilotos Jenson Button, da Grã-Bretanha, e com o japonês Takuma Sato.
A equipe não conseguiu repetir o desempenho nesta temporada, e no ano que vem terá Sato e Rubens Barrichello pilotando.Honda compra a BAR e terá equipe própria na F1 em 2006
Honda terá equipe própria na F1 em 2006
Arquivado em:
Terça, 04 de Outubro de 2005 às 08:25, por: CdB