Homens obesos podem apresentar uma pior forma física e um pior estado de saúde do que as mulheres obesas, de acordo com um estudo feito na Holanda. Os cientistas estudaram 22 homens e 34 mulheres obesos, pedindo para que eles realizassem uma série de exercícios físicos.
Os homens apresentaram menor vigor físico e se mostraram menos capazes de processar carboidratos. Essas duas características poderiam, com o tempo, levar a diabetes, disse a equipe liderada por Emile Dubois no hospital Reinier de Graaf Groep à publicação médica Chest.
Natureza.
Cerca de 59% dos homens estudados apresentaram sinais visíveis de diabetes ou intolerância a carboidratos, contra 35% das mulheres. Elas tiveram um desempenho melhor também em testes de resistência e do sistema respiratório.
Os pesquisadores dizem que essas diferenças podem ser explicadas pela distribuição distinta da gordura nos corpos masculinos e femininos. Nos homens, ela tende a ser depositada na região abdominal e, nas mulheres, na cintura e quadris.
- É possível que as mulheres estejam melhor equipadas para estocar energia por causa de necessidade natural de gerar filhos - diz Dave Schweitzer, co-autor do estudo.
- Quando a comida é abundante, como é o caso em sociedades modernas, ambos os sexos podem se tornar obesos, mas os homens não têm a capacidade de lidar com a carga extra de alimentos.
- Assim, eles colocam mais pressão em seus corpos, comprometendo o desempenho e, possivelmente, causando doenças.
Especialistas dizem que as pessoas obesas têm 80 vezes mais chances de desenvolverem diabetes, independente do sexo.