A Guarda Municipal reforçou o esquema especial da Copa do Mundo, aumentando de 86 para 139 o número de guardas em locais de grande concentração de torcedores. As novidades são a inclusão de três pontos no roteiro de patrulhamento especial: dois no Leblon (Bar Clipper e Bar Jiló) e um na Praia da Bica (Ilha do Governador).
As mudanças foram adotadas depois do movimento constatado no último jogo do Brasil, quando a GM-Rio precisou deslocar guardas do patrulhamento de rotina para reforçar a segurança nesses três pontos.
No Leblon, serão 20 guardas na Rua Carlos Góis (proximidades do Bar Clipper) e outros dez na General San Martin (em frente ao Jiló). Já na Ilha, serão 23 guardas para patrulhar todo o trecho interditado, do Bar La Playa ao Rei do Bacalhau. Além dos guardas envolvidos na operação montada para a Copa, a GM-Rio atuará no patrulhamento em geral da Cidade com o efetivo normal de 1.800 guardas (330 do trânsito). Para pedidos de auxílio ou solicitações, a GM-Rio dispõe do Disque-Guarda (0800-211532), telefone gratuito que funciona 24 horas.