Guarda Municipal homenageia destaques da corporação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 27 de abril de 2004 as 19:05, por: CdB

A Guarda  Municipal do Rio de Janeiro homenageia nesta quarta-feira, 28 de abril,  às  9h,  na  unidade  de  São Cristóvão (Avenida Pedro II, 111), 50 guardas  com o certificado Destaque da Guarda. Com a solenidade, já são 354 agentes premiados com o Destaque em mais de três anos do atual comando.
 
A premiação   terá   a  presença  de  pessoas  auxiliadas  pelos  agentes homenageados,  como  Tiago do Nascimento Lobo, 13 anos, e Tiago Marconi, 17 anos,  que  foram salvos de afogamento pelos guardas Luís Carlos da Silva e Sidnei  de Siqueira Júnior, da 12ª Inspetoria (Ilha do Governador) em 20 de fevereiro   na  Praia  José  Bonifácio,  em  Paquetá.  Estas  e  outras  15 ocorrências  foram  escolhidas  para receber o prêmio com base em critérios considerados  importantes  pela  GM-Rio,  como  iniciativa,  solidariedade, perspicácia,  disposição  e  boa vontade. Entre as ações vencedoras constam também  perseguições  a  assaltantes,  pessoas  encontradas e apreensões de drogas.
 
O certificado  é uma das homenagens prestadas pela Guarda Municipal a seus melhores  funcionários.  Há ainda a medalha Além do Dever, para guardas que praticam  ações  acima de sua competência; e a Homenagem do Mês, implantada em 2003 para reconhecer o valor de agentes ou funcionários administrativos.
 
Durante o evento também será lançado o Prêmio Real Social, uma parceria com o Banco  Real  que,  a  cada cerimônia do Destaque, vai destinar R$ 400 na forma  de  poupança para uma ação de cunho sociocomunitário praticada pelos agentes  no  seu  dia-a-dia.  Os  primeiros  a  dividir o prêmio são Carlos Henrique  dos Santos e Deilton Viana da Silva, da 11ª Inspetoria (Aterro do Flamengo),  que  em 2 de fevereiro socorreram o aposentado Antônio Vicente, 85  anos,  que  se  perdeu  da  família no dia anterior, quando passeava no Parque do Flamengo.
 
Ao  encontrarem  o  idoso,  além  de  abordá-lo  e providenciar auxílio, os guardas  demonstraram  sensibilidade na condução da ocorrência, uma vez que Antônio  tinha  dificuldades  de  se  comunicar. Os agentes ainda tiveram a iniciativa de procurar registros de desaparecidos na 11ª IGM e na Delegacia de Polícia da área, conseguindo obter contato com os familiares.