A Grécia, país sede dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, deve repassar seus conhecimentos de segurança para os países que organizarem grandes eventos esportivos no futuro, incluindo os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de 2007.
Depois de investir o recorde de 1 bilhão de euros em segurança para a primeira Olimpíada após os atentados terroristas em cidades norte-americanas em setembro de 2001, as autoridades gregas anunciaram que estão prontas para repassar suas informações a países interessados.
-A polícia grega tem a possibilidade de transferir o modelo de segurança da Olimpíada e sua experiência acumulada para os países que forem organizar outros eventos importantes", disse o porta-voz de polícia Lefteris Economou .
Apoiadas pelo sucesso de seu projeto de segurança em Atenas, as autoridades disseram que uma equipe de especialistas de segurança também viajará a Pequim e ao Catar, local dos Jogos Asiáticos de 2006, para "colaborar com a transferência de experiência". Eles também prestarão apoio a Alemanha, país sede da Copa do Mundo de 2006.
A Grécia teve muito sucesso na organização da Olimpíada do ano passado e desde então passou para o mundo uma imagem de país determinado no combate ao terrorismo. Os gregos já receberam pedidos de diversos países, incluindo a Itália, que receberá a Olimpíada de Inverno de 2006 em Turim, além de Bulgária e Malta, que querem controlar a imigração ilegal e crimes financeiros.