O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, no programa Café com o Presidente, que o governo irá criar uma linha de crédito diferenciada para os aposentados. Segundo Lula, o pacote com as novas medidas, que conta com o aval de bancos públicos e privados, está em preparação no Ministério da Previdência e deve ser oficialmente comunicado à população nos próximos dias.
- Hoje, se um aposentado quiser fazer um empréstimo num banco, ele não pode, ou porque não tem crédito ou porque a taxa de juros que o banco cobra é tão alta que ele não pode pagar - analisou o presidente.
Conforme Lula, a nova política de financiamento cobrará juros baixos e não permitirá que as parcelas de pagamento excedam 30% do salário do aposentado. "O empréstimo não é para sufocá-lo, é para ajudá-lo", explicou.
O presidente lembrou que linhas de crédito como essa já existem para beneficiar empresários e sindicalistas. "Isso não é a salvação de ninguém, mas certamente ajuda", ponderou. "Nós estamos preparando as bases para que a gente possa cumprir com os nossos compromissos e dobrar o poder aquisitivo do salário mínimo no Brasil. Agora, enquanto essas coisas não acontecem, nós vamos criar mecanismos para facilitar a vida do aposentado", garantiu o presidente.