O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, no Palácio do Planalto, com 13 ministros para tentar definir a posição do governo sobre o plantio de alimentos transgênicos no país. Uma série de impasses está dificultando as negociações.
Um dos pontos polêmicos na questão dos transgênicos diz respeito à competência da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) para realizar, ou não, estudos de impacto ambiental antes da liberação do cultivo de alimentos geneticamente modificados no país.
Outro ponto é o que trata da composição da CNTBio, que poderá manter em seu quadro apenas cientistas, ou poderá ser tripartite, com representantes do governo, da sociedade civil e da sociedade científica.
Participaram da reunião no Palácio do Planalto os ministros José Dirceu, chefe da Casa Civil, que coordena os debates sobre o tema no governo; Marina Silva, do Meio Ambiente; Guido Mantega, do Planejamento; Humberto Costa, da Saúde; Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Luiz Gushiken, secretário de Comunicação de Governo, Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia; Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência; Antônio Palocci, da Fazenda; Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário; Márcio Thomaz Bastos, da Justiça; e Álvaro Augusto Ribeiro, advogado-geral da União; além do ministro interino da Agricultura, José Amaury.
Governo define posição sobre transgênicos
Arquivado em:
Quarta, 03 de Setembro de 2003 às 19:59, por: CdB