Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Governo da Bahia inaugura adutora para programa agrícola

Arquivado em:
Sexta, 04 de Junho de 2004 às 06:08, por: CdB

O governador Paulo Souto e o secretário da Agricultura, Pedro Barbosa, inauguram nesta sexta-feira, no distrito de Pilar, em Jaguarari, dois equipamentos estratégicos para o programa Cabra Forte: o Sistema Rural de Abastecimento de Água do Vale do Curaçá, uma adutora de 55,6 mil metros lineares, para consumo animal, e da primeira Unidade de Produção de Forragem com Irrigação, conhecida como Pulmão Verde, que produzirá feno para os produtores beneficiários do programa.

A adutora e o Pulmão Verde foram resultado de um total de investimentos de R$2,3 milhões provenientes do Governo do Estado e Governo Federal. Na ocasião, serão distribuídas as primeiras crias de ovinos e caprinos melhoradas geneticamente na Estação Experimental da EBDA, no distrito de Pilar. Cada um dos seis município do pólo de Jaguarari receberá seis animais.

A garantia de um ponto de água confiável para a manutenção do rebanho é um dos pilares do Cabra Forte. Com a inauguração da adutora, que tem vazão de 44 metros cúbicos por hora (m³/h), 11 localidades e cerca de 307 propriedades serão atendidas. De acordo com o Superintendente de Irrigação da Secretaria da Agricultura (Seagri), Roberto Nunes, a adutora de Curaçá é o prolongamento de outra já existente, construída pela empresa Mineração Caraíba.

"Esta adutora capta água doce do Rio São Francisco. Porém, como não é tratada, esta água não é apropriada para o consumo humano", declarou. Para facilitar o acesso dos animais, foram construídos 11 bebedouros, 11 reservatórios e mais 11 chafarizes ao longo do equipamento.

Já o Pulmão Verde enquadra-se no conceito de "reserva estratégica" do Cabra Forte, que consiste em conservar e guardar o alimento animal sob forma de feno ou silagem para as épocas de estiagem. No Pulmão Verde de Pilar uma área de 20 hectares irrigados irá produzir feno de gramíneas e leguminosas. O potencial do Pulmão Verde permite a produção de uma média anual de 35 mil fardos de feno de gramíneas e 8 mil fardos de leguminosas.

Tanto o Sistema Rural de Abastecimento de Água do Vale do Curaçá como o Pulmão Verde são de uso público para os produtores atendidos pelo Cabra Forte. A gestão dos equipamentos ficará a cargo dos cooperados da Cooperativa Agroindustrial do Semi-Árido e associados da Federação das Associações e Entidades para o Desenvolvimento do Semi-Árido, Faesa.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo