O passaporte brasileiro apresentado nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai ter 16 novos itens de segurança. Segundo o governo federal, essas alterações tornarão a falsificação do documento praticamente impossível. O passaporte, que terá a cor azul e na capa será estampada a palavra Mercosul, só começará a ser emitido a partir de 2006.
Segundo o chefe da Divisão de Passaportes da Polícia Federal, Rogério Galloro, além de rapidez e conforto para quem for tirar o passaporte, o documento vai permitir que seja feito um maior controle do tráfego internacional no país.
- Todos que entram ou saem do país, se por qualquer razão estejam sendo procurados ou impedidos, serão detidos.
Entre os itens de segurança do novo passaporte brasileiro estão incluídos: código de barra bidimensional, perfuração cônica a laser, costura das páginas com arremate, papel reativo a produtos químicos, com fibras visíveis e invisíveis, fio de segurança e fotografia digitalizada e impressa no documento. Está prevista, para uma segunda etapa, a inclusão de dados biométricos do portador, que estarão num banco de dados para facilitar as consultas em postos de fronteira.
O novo passaporte é azul porque segue a cor padrão definida pelos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Este é o sexto passaporte que o Brasil passará a ter. Já existem o comum, que é verde e passará a ser azul, o de serviço (cor verde-oliva), o diplomático (vermelho), o dos estrangeiros asilados, em nacionalidade e refugiados (amarelo), de emergência, válido por prazo curto, em caso de perda do documento (azul-claro), além do Laissez-passer, para cidadãos de países com os quais o Brasil não mantém relações diplomáticas.
O secretário executivo do ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, informou que não haverá mudanças, no que se refere à documentação exigida para a emissão do novo passaporte. Segundo ele, não será necessário mais levar a tradicional foto de 5cm por 7cm.
- O preço do novo documento ainda não foi definido.
Governo apresenta passaporte com 16 novos itens de segurança
Arquivado em:
Quinta, 05 de Maio de 2005 às 16:58, por: CdB