O vice-governador Luiz Paulo Conde recebeu hoje, às 11h, em nome da governadora Rosinha Garotinho, o Prêmio Segurança Humana, lançado pela Unesco e pelo Viva Rio. O prêmio, que foi entregue pelo representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, e pelo coordenador do Viva Rio, Rubem César Fernandes, é uma homenagem àqueles que se destacaram em ações em prol da paz e da segurança da população.
O Prêmio Segurança Humana 2004 será concedido a personalidades que se engajaram na campanha de recolhimento de armas voluntariamente entregues no contexto de aplicação do Estatuto do Desarmamento. Serão premiadas autoridades do governo federal, governadores dos seis estados que mais recolheram armas em números absolutos e relativos (em relação ao número de habitantes) e líderes de empresas e instituições que participaram de ações de entrega voluntária de armas. Os superintendentes da Polícia Federal que mais recolheram armas no país receberão menção honrosa.
A noção de Segurança Humana, proposta pelas Nações Unidas, incorpora dimensões sociais ao conceito de segurança e propicia a cooperação entre estado e sociedade na construção de um ambiente seguro para a vida em comum.
Entre os premiados estão o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Paulo Fernando da Costa Lacerda; os governadores Geraldo Alkmin, de São Paulo, Roberto Requião, do Paraná, e Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul; o vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho; e o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, Emanuel Messias Oliveira Cacho.