Governadora do Rio anuncia melhorias na educação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005 as 16:09, por: CdB

Os alunos da rede estadual de educação contarão este ano com uma série de avanços que visam à melhoria da qualidade do ensino. Durante a solenidade de abertura do ano letivo, na manhã desta quinta-feira, no Palácio Guanabara, a governadora Rosinha Garotinho anunciou a criação e a ampliação de programas que têm por objetivo a redução dos indicadores de repetência e de evasão escolar.

Rosinha informou que, no mês de março, o governo do estado anunciará o resultado de 2004 do programa Nova Escola – um ousado programa voltado para a qualidade da escola como um todo lançado na administração Garotinho – que vem sendo gradativamente aperfeiçoado no seu governo. 

– Pelos primeiros levantamentos da Secretaria, a avaliação detectou sensíveis melhoras nos indicadores de repetência e evasão, sobretudo porque empreendemos também uma ação vigorosa para redução desses índices, através do Programa Sucesso Escolar que, no ano anterior, alcançou cerca de 80 mil alunos com aulas de reforço nas 200 escolas onde esses indicadores incidiam com maior intensidade – frisou Rosinha, anunciando que o programa será ampliado em 2005.

Rosinha destacou ainda o esforço para divulgar o hábito da boa leitura entre os estudantes. 

– Serão 65 pólos que darão conta da distribuição livros para os alunos de suas respectivas regiões, farão dramatização de livros, concursos de redação e outras atividades para despertar o gosto pela leitura na juventude – revelou Rosinha.

Ressaltando o programa de modernização da rede de ensino, Rosinha citou o Sistema de Gestão Escolar, que abrange 600 escolas e 560 mil alunos, pondo à disposição com rapidez notas e freqüências dos alunos. Até março, estarão incluídas nesse sistema 1.400 escolas. 

– Temos ainda a operação, via Internet, do quadro de horários dos professores, que cobre 100% da rede. Essa medida garante uma melhor organização e transparência da rede de ensino. A partir de segunda-feira, teremos 80 mil professores distribuídos em 37 mil turmas, garantindo aulas em todas as disciplinas, além de equipes pedagógicas em todas as escolas. A rede estadual tinha 333 mil alunos no Ensino Médio em 1988 e hoje abriga 590 mil estudantes, num crescimento de quase 100% – ressaltou Rosinha.

A governadora lembrou ainda o empenho do governo para a criação do Vale-Educação que garante aos estudantes a gratuidade no transporte interestadual.

A governadora também falou sobre o Projeto Regua, que registra a vida acadêmica de um milhão de alunos e, por meio de convênios assinados com a rede particular e escolas municipais, incluirá todos os alunos do estado nesse levantamento. 

– Todo o esforço do estado para a melhoria da educação básica foi feito sem que o o Fundeb tivesse sido implantado, como promete o governo federal desde o início da atual gestão. Essa indispensável fonte de financiamento não foi liberada e como está projetada não serve para o Estado do Rio. Lamentamos muito isso, mas continuaremos trabalhando em prol da educação dos nossos jovens – garantiu Rosinha.

O secretário de Educação, Claudio Mendonça, destacou dois aspectos importantes na educação do estado desde o governo Garotinho: modernização administrativa e diminuição dos índices de repetência e evasão escolar. 

– Criamos condições de organizar de forma clara e transparente as planilhas de todas as escolas, integrando informações essenciais para que possamos desenvolver projetos específicos de melhoria em cada unidade de ensino. Além disso, por meio do Sucesso Escolar, nos aproximamos das dificuldades individuais de cada aluno e conseguimos mudar um quadro desolador – comemorou.

Durante o evento, a Secretaria de Educação assinou convênio com a Telemar para levar Internet em banda larga às escolas da rede estadual. O Projeto Comunidade Digital Telemar, que conta com a participação do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação