Com bananas, misturas étnicas e um orçamento de R$ 5 milhões, o maior evento de moda do Rio de Janeiro gerou mais de três mil postos de trabalho e atraiu uma multidão de pessoas entre anônimos e celebridades. O Museu de Artes Modernas - MAM- foi novamente o palco do Fashion Rio, segundo maior evento da moda brasileira, que nesta edição apresentou as tendências da moda primavera-verão de 2006 através dos desfiles de mais de 30 grifes nacionais.
Como no ano passado, a top brasileira Gisele Bündchen foi o maior destaque do evento, arrastando centenas de pessoas para as portas e dependências do MAM. Pela segunda vez, a bela desfilou para a grife Colcci - que não divulgou o valor do cachê da modelo - e lotou a sala de desfile com um público maior do que os limites de segurança permitiam. Gisele Bündchen causou frisson na platéia em suas três entradas no último desfile da quarta noite do evento. No ano passado a gaúcha emprestou o rosto para a coleção de inverno da marca.
Outro destaque da sétima edição do desfile foi a top internacional Naomi Campbel. A modelo inglesa arrancou aplausos da platéia em seu desfile pela grife TNG na segunda noite da maratona de moda. A top atrai atenção aonde quer que passe, e dessa vez não foi diferente. Naomi teve que cancelar uma coletiva que daria à imprensa tal foi o número de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos que invadiram seu camarim.
Mas o Fashion Rio não foi só de tops internacionais. Com muito glamour, as grifes não pouparam esforços para realizar desfiles que impressionaram não somente pela apresentação das coleções, mas também pela criatividade de seus cenários. A grife Salinas, por exemplo, fez uma homenagem à diva Carmen Miranda enfeitando a passarela com milhares de cachos de bananas. A Tessuti foi, literalmente, mais longe. Em um super esquema, a grife levou de vans a platéia à Ilha Fiscal, onde as modelos desfilaram ao ar livre e ao som natural da Baía de Guanabara. A Lei Básica e a Lucy in The Sky atacaram com a música ao vivo. A primeira explorou a cultura nordestina ao apresentar, simultaneamente ao desfile, uma banda de deficiente visuais tocando baião. A Lucy in The Sky realizou seu desfile ao som da música dos Beatles que leva o nome da grife reproduzida por uma cantora acompanhada de uma harpa.
Estrelas nacionais da TV, da música e das passarelas também exibiram todo o seu talento no Fashion Rio, como o ator Wagner Moura e o cantor e compositor Davi Moraes que emprestaram o carisma para a marca Redley; o modelo Paulo Zulu, o ator e cantor Evandro Mesquita e o ídolo <i>teen</i> Felipe Dylon desfilaram para a grife Sandpiper e a modelo Yasmin Brunet, que segue os passos da mãe, Luiza Brunet, desfilou para grife infatil Lilica Replica.
As celebridades brasileiras também ocuparam as cadeiras da platéia do evento como o cartunista Ziraldo; os atores Sérgio Marone, Zezé Polessa, camila Pitanga, Juliana Paes, Suzana Vieira; jornlaista Glória Maria; as cantoras Fernada Abreu e Kelly Key; entre outros famosos.
Ao todo foram seis dia de desfile, do dia 14 ao dia 19, onde as grifes puderam apresentar seus trabalhos e o público conhecer as tendências do próximo verão, que será marcado por cores vibrantes, modelos despojados que exploram, principalmente, o corpo feminino.