O ministro da Cultura, Gilberto Gil, apresentou, no Espírito Santo, o Sistema Nacional de Cultura criado pelo governo federal. O ministro também participou do lançamento do Plano Estratégico Cultural do Estado. Foram assinados convênios e termos de operação técnica para identificação de bens culturais, intercâmbio e estágios para estudantes universitários, reformas e restaurações de prédios históricos.
O ministro recebeu da presidente do Sindicato dos Artistas um documento com as 13 principais reivindicações da categoria, entre elas o pedido de descentralização das verbas federais e mais facilidade do acesso da classe artística à Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Segundo o ministro, é preciso estreitar o diálogo com a classe empresarial para incentivo aos artistas.
- Vamos ter uma reunião com os empresários, no sentido de fazê-los entender os benefícios de estarem aderentes a esse mecanismo, trabalharem com o mecanismo da lei de incentivos - disse o ministro em reportagem apresentada no Jornal NBR Manhã, da TV acabo da Radiobrás.