Eles devolveram um gel que pode enviar as substâncias químicas ao estômago sem que elas se dispersem pelo caminho. O gel é ingerido.
Isso poderia evitar injeções no caso de pacientes diabéticos. Também seria útil para pessoas com complicações no esôfago, que não podem engolir pílulas.
Os químicos que desenvolveram a droga fazem parte da equipe do Government Model Science College da cidade indiana de Jabalpur.
Fácil de engolir
Aproximadamente metade das pessoas com doenças crônicas não toma os medicamentos adequadamente, sugerem os cientistas.
Há muitas razões para que elas deixem de tomar seus medicamentos, incluindo o medo de agulhas ou a falta de vontade de engolir pílulas.
Pesquisadores continuamente procuram maneiras mais simples de aplicação de remédios, como sprays nasais e emplastros.
Os químicos Sunil Bajpai e Seema Dubey pensaram então num gel que pode levar medicamentos ao corpo quando engolidos.
As propriedades do gel também significam que ele evita uma complicação comum encontrada nas drogas que são ingeridas: elas são quebradas no estômago pelo ácido do suco digestivo.
Ambiente ácido
O gel mantém a maioria das drogas no ambiente ácido, apenas liberando a medicação quando ela atinge a parte alcalina do intestino.
De acordo com seus idealizadores, isso torna o gel ideal para tratamento de doenças no intestino.
Outra doença para qual o produto pode ser usado com sucesso é diabetes.
Testes em laboratório foram bem-sucedidos, mas pesquisadores afirmam que ainda é preciso fazer muitos testes em situações reais.
"Não há dúvida de que muitas pessoas esperam ansiosas pelo dia em que não terão mais que tomar injeções de insulina", diz o especialista em diabetes Phil Casey, na Grã-Bretanha.