O condado de Benton vai se converter no segundo município do estado de Oregon a conceder licenças de casamento aos casais homossexuais a partir do dia 24 de março. Benton, sede da Universidade Estatal de Oregon (no litoral oeste dos Estados Unidos), segue os passos do condado de Multnomah, o mais povoado do estado, que já casou mais de 2,2 mil casais do mesmo sexo desde o dia 3 de março.
A prefeitura de Benton aprovou a moção para dar este passo por dois votos a favor e um contra. O procurador geral de Oregon, Hardy Myers, disse na semana passada que proibir os casamentos homossexuais provavelmente iria contra a Constituição deste estado, apesar de que as leis estatais não permitem as uniões entre os casais do mesmo sexo.
O assunto poderia terminar no Supremo Tribunal deste estado, assim como aconteceu na Califórnia e em Nova York.
O Oregon substitui São Francisco quatro dias depois que os juízes deste estado decidiram ordenar que o prefeito desta cidade, Gavin Newsom, interrompesse imediatamente os casamentos gays.
O tribunal não opinou sobre a legalidade das mais de 4 mil licenças que São Francisco expediu desde o dia 12 de fevereiro, quando Newsom iniciou uma autêntica revolução que levou o assunto a ser debatido nacionalmente.
Gays poderão se casar no condado de Oregon
Arquivado em:
Terça, 16 de Março de 2004 às 23:11, por: CdB