Em busca do tricampeonato, a Gaviões da Fiel levou o enredo "Idéias e Paixões: combustível das revoluções" ao Anhembi. Antes mesmo de entrar no sambódromo, o local já havia sido tomado pelas cores da escola. A torcida só não contava com um problema no fim do desfile - o último carro ficou preso na lateral do sambódromo, o que causou atraso, confusão e deixou feridos. A escola perdeu oito pontos.
O carro só se desprendeu depois que um pedaço dele foi removido. Depois de andar poucos metros, ele parou de novo. Em uma nova tentativa de fazer o carro andar, uma caixa de som se desprendeu e atingiu uma das mesas de espectadores. Uma mulher teve de ser atendida no local.
A escola não conseguiu manter o horário - para completar, a alegoria ainda derrubou um portão e um dos relógios do Anhembi que, por sua vez, atingiu uma pessoa da comitiva de frente. Um clima de confusão geral tomou conta da dispersão, onde os ânimos ficaram exaltados.
Segundo a Rede Globo, quatro pessoas ficaram feridas (sendo que uma estaria com suspeita de traumatismo craniano). O número de vítimas e as condições de cada uma não foram confirmados pelo Corpo de Bombeiros do Anhembi.
A escola homenageou a cidade, falando sobre as suas revoluções, como a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial. A entrada foi por volta das 3h44 e a saída foi pouco depois das 4h51.
O aroma de café que a escola prometeu veio no terceiro carro, e se espalhou rapidamente pelo sambódromo. Além do cheiro, o desfile também teve som. Três dos carros emitiam barulhos, sendo que o abre-alas tinha o som de um gavião e outro emitia sons de maquinaria.
A ex-"Big Brother Brasil" Sabrina Sato foi destaque: completamente vestida, mas com uma roupa transparente.