O gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, será transformado em uma galeria de arte aberta à visitação pública e que privilegiará trabalhos de artistas plásticos brasileiros. Com obras de Athos Bulcão, o "Gabinete de Arte" será inaugurado às 10h e as visitas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, deverão ser agendadas previamente na coordenação do Museu da Câmara.
As obras ficarão até o dia 11 de junho na secretaria da Presidência, na ante-sala e no gabinete. Para recebê-las, a Câmara substituiu o revestimento de tecido da parede principal da sala da Presidência por um suporte adequado que permitirá pintura com cores que realcem os trabalhos expostos. As luminárias têm filtros para que a luz não prejudique as obras. Durante o período de visitação, haverá monitores à disposição do público com informações sobre as obras e a vida do artista plástico.
A intenção da Presidência é realizar no mínimo quatro exposições por ano. "Queremos fazer chegar ao público obras que, merecidamente, se destacam entre as melhores e mais valiosas do mundo", explica João Paulo Cunha. A idéia, acrescenta, surgiu após visita à prefeitura municipal de Belo Horizonte, onde uma galeria semelhante foi implantada em 1997. "O projeto aproxima a comunidade da política, pois permite que os cidadãos cheguem próximo ao prefeito, conheçam o local de trabalho daquele que foi eleito, além de dar oportunidade ao artista de se aproximar da instituição", afirma o coordenador de artes plásticas da Casa, Marco Aurélio Tavares.
Azulejos
As obras de Athos Bulcão estão expostas em vários locais de Brasília, desde que Oscar Niemeyer convidou o artista, em 1958, para fazer parte da equipe que trabalharia na construção da cidade. São dele os painéis nos espaços internos de vários edifícios da nova capital. No Parque da Cidade, os azulejos azuis dos banheiros levam assinatura do artista.
Brasília tem uma média de 300 obras do artista entre painéis, arquitetura, como pinturas, esculturas, serigrafias e objetos que estarão expostos na Presidência da Câmara.