A Seleção Brasileira venceu a Suécia por 1 a 0 nesta segunda-feira, em Atenas, e se classificou para fazer a final do futebol feminino contra os Estados Unidos. A medalha de prata já está garantida. As suecas disputam o bronze contra a Alemanha, eliminada pelas norte-americanas.
A equipe brasileira dominou a maior parte do jogo e assustou as suecas logo aos quatro minutos, com chute de Daniela perto dao travessão após passe de Pretinha. O time europeu respondeu aos oito minutos, aproveitando falha da defesa: Sjoestroem chutou com perigo.
Aos 14 minutos, a equipe de Renê Simões chegou de novo: Formiga bateu de fora da área e Joensson, bem posicionada, fez a defesa. Um minuto depois, as suecas levaram perigo de novo. Sjoestroem cruzou para a área, Mônica cabeceou para fora e quase fez o gol contra. Chance clara de gol aconteceu aos 22 minutos: Pretinha cruzou para a área, Marta tentou a bicicleta e errou. A bola sobrou para Formiga, que, na marca de pênalti, chutou por cima do gol.
As suecas reclamaram pênalti aos 36 minutos. Sjoestroem cruzou, a bola desviou na mão de Tânia, e Andréia fez a defesa. A juíza mandou seguir. Aos quatro minutos do segundo tempo foi a vez da Seleção Brasileira reclamar pênalti. Marta caiu na área após cobrança de escanteio, mas a juíza mandou seguir.
O gol saiu aos 18 minutos. Pretinha foi lançada, invadiu a área, passou pela goleira Joensson e bateu de pé esquerdo, quase sem ângulo. Dois minutos depois, o time de Renê Simões quase marca o segundo. Marta recebeu de Cristiane a bateu no canto, exigindo boa defesa da goleira rival.
A jogadora de meio-campo, que teve ótima atuação, esteve novamente perto de balançar as redes aos 30 minutos, em grande jogada individual. Mais uma vez, esbarrouna segurança de Joensson.