O furacão Stan atingiu o litoral do golfo do México na terça-feira, levando à retirada da população e fechando portos petrolíferos depois de matar 65 pessoas na América Central.
A tempestade chegou à costa 135 quilômetros a sudeste da cidade de Veracruz. Tratava-se de um furacão da categoria 1, com ventos de quase 128 quilômetros por hora, embora posteriormente tenha sido rebaixado a tempestade tropical.
Pequenos grupos da militares da Marinha mexicana estavam entre os poucos que se aventuraram a sair às ruas escuras do centro de Veracruz, uma cidade portuária colonial, enfrentando as chuvas e os ventos que arrancavam ramos de palmeiras.
As rajadas arrancaram os detalhados de favelas, ferindo quatro pessoas no Estado de Veracruz. Centenas de pessoas deixaram suas casas devido ao transbordamento de rios.
O morador Juan Alvarado, 52, temia por sua casa de madeira e lata.
- Estou preocupado que o vento a leve embora. Todos os meus três filhos estão lá - explicou ele.
A porta-voz da Defesa Civil estadual informou que apesar de não haver registros de mortes, a situação está difícil pela grande volume de água na região.
Em uma favela nos arredores de Veracruz, os moradores assistiam ao crescimento de uma lagoa vizinha e debatiam se era hora de fugir para os abrigos.
- Se subir mais terei de ir. Mas não quero ir, porque estão roubando aqui - afirmou Carolina Cagaltoto, 25, mãe de dois filhos.
No montanhoso Estado de Chiapas (sul), quase 5.000 pessoas fugiram para terrenos elevados devido ao transbordamento de rios, que atingiu casas e carros.
O Stan cruzou a península de Yucatán durante o fim de semana, provocando fortes chuvas na América Central, onde pelo menos 65 pessoas morreram em inundações, deslizamentos e acidentes no mar.
El Salvador registrou 49 mortes. Foram também oito na Guatemala, seis na Nicarágua e dois em Honduras.
O corpo de um bebê de 15 dias foi resgatado de sua casa, soterrada em San Salvador, e retirado envolto em uma camiseta da Cruz Vermelha. Seis pessoas da mesma família morreram sob a lama.
O México fechou seus principais portos de exportação de petróleo, Dos Bocas, Cayo Arcos e Coatzacoalcos, mas ainda não se sabe se isso afetará o embarque do produto.
A estatal Pemex retirou 270 funcionários de cinco plataformas de petróleo do golfo do México antes da passagem do Stan.
As chuvas provocadas pela tempestade chegaram à Cidade do México, a mais de 400 quilômetros de distância.
Não há relatos de danos aos cafezais no montanhoso interior de Veracruz.