Cerca de 150 integrantes do programa MultiplicaSUS, do Ministério da Saúde e do Sistema Único da Saúde (SUS), estão reunidos, em Brasília, no 1° Encontro Nacional de Multiplicadores, para trocar experiências sobre os problemas que acontecem em cada estado e apresentar propostas para solucioná-los. Criado há dois anos, o grupo MultiplicaSUS propõe ações que possam melhorar o atendimento no SUS.
A partir das experiências relatadas, poderão ser tomadas providências para dar um atendimento mais humanizado, reduzir a burocracia nos hospitais e dar maior conforto aos usuários do sistema.
De acordo com a coordenadora do comitê gestor do programa, Márcia Blumm, muitas vezes, os próprios trabalhadores do SUS não sabem como funciona o sistema. Com esse encontro, diz Blumm, eles poderão aprender e passar o conhecimento adquirido aos colegas, ajudando a desenvolver o ambiente institucional.
- Muitos ainda ligam o SUS à questão dos hospitais, só fazem essa ligação. Mas, na verdade, temos o SUS todo espalhado. A partir do momento que você passa um creme hidratante na pele, você está usando uma vigilância sanitária; quando usa aviões, medicamentos, também. Tudo isso faz parte do Sistema Único de Saúde -, disse Blumm.
Do encontro - que termina na próxima quinta-feira - sairá o planejamento das ações para 2007.
Funcionários da Saúde discutem como melhorar atendimento no SUS
Arquivado em:
Terça, 21 de Novembro de 2006 às 15:27, por: CdB