Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Funcionária diz que Exército favoreceu <i>Halliburton</i>

Arquivado em:
Segunda, 25 de Outubro de 2004 às 20:13, por: CdB

Bunnatine Greenhouse, principal assistente encarregada das contratações do Corpo de Engenheiros do Exército americano, acusou chefes militares de interceder em favor da empresa Halliburton para a concessão de contratos por milhões de dólares sem licitação no Iraque e nos Bálcãs, afirmou hoje seu advogado.

Em carta dirigida ao secretário do Exército dos EUA, Les Brownlee, e da qual a AFP obteve uma cópia fornecida por fontes parlamentares, a funcionária exigiu uma investigação independente. A interferência no processo de contratação "teve um impacto direto sobre a integridade do programa federal de contratações, já que se trata de uma importante empresa de defesa", acrescenta a carta.

Brownlee encaminhou as acusações ao inspetor-geral do Pentágono, disse um advogado do Exército.

A oito dias da eleição presidencial de 2 de novembro, a denúncia poderá trazer à tona as acusações de que o governo favoreceu o grupo de serviços petroleiros Halliburton, do qual o vice-presidente Dick Cheney foi diretor-executivo antes de assumir o cargo.

A Halliburton esteve no centro de diversos escândalos nos últimos meses. Em julho, o departamento de Justiça abriu uma investigação sobre supostas atividades ilegais em 1997 e 1998 no Irã, país acusado por Washington de pertencer ao denominado "Eixo do mal". A empresa foi acusada ainda de superfaturar alguns itens - gasolina e comida servida às tropas - dos contratos de reconstrução no Iraque.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo