Fumaça preta foi lançada da Capela Sistina na manhã desta terça-feira, indicando que os cardeais que se reúnem no local pelo segundo dia ainda não escolheram um sucessor do papa João Paulo II. A fumaça preta foi vista por milhares de pessoas na Praça de São Pedro e marcou a votação inconclusiva na escolha do 265o. pontífice da história.
Pelo segundo dia consecutivo, houve confusão por parte da multidão na praça quando, nos primeiros sopros da fumaça, ela parecia branca, fazendo alguns fiéis terem esperanças de que os cardeais haviam escolhido um novo pontífice. Mas a fumaça depois escureceu. Os sinos da Basílica de São Pedro, que irão soar quando o papa for eleito, não foram badalados.
- Não estava claro (se a fumaça era preta ou branca)", afirmou o britânico Justin Fox, que foi de Londres até o Vaticano.
- Eu vi branca, depois preta, mas acho que qualquer quantidade de preto significa que (o papa) não foi escolhido. É decepcionante - disse ele.
Os 115 cardeais-eleitores começaram o conclave nesta segunda-feira, quando a primeira fumaça preta mostrou que nenhum candidato havia obtido a maioria de dois terços necessária, ou pelo menos 77 votos, na primeira votação.
Os cardeais realizariam até duas votações na manhã desta terça e até outras duas na parte da tarde. Quando os cardeais escolherem um pontífice, fumaça branca será expelida pela chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basílica de São Pedro irão soar.