A companhia aérea franco-holandesa Air France KLM está planejando criar uma companhia aérea de baixo custo para se beneficiar do crescente mercado de lazer, afirmou a empresa nesta sexta-feira. O grupo está examinando o desenvolvimento de sua subsidiária transavia.com, que oferece uma mistura de vôos agendados e fretados, para viagens aéreas de baixo custo da França para destinos populares, como Marrocos, Tunísia e Espanha.
A Espanha é o segundo maior destino turístico do mundo depois da França. Números do governo em setembro mostraram que o concorrido mercado aéreo de baixo custo espanhol respondeu por quase um terço dos vôos no país durante agosto, o pico das férias. As rivais da nova companhia aérea de baixo custo seriam a easyJet e a Ryanair, que fazem vôos para Marrocos, e a Air Berlin .
Se aprovada pelo conselho diretor da Air France em 22 de novembro, a nova companhia terá 60 por cento de participação controlada pela Air France e 40 por cento pela subsidiária da KLM, a transavia.com. O lançamento da empresa está previsto para o segundo trimestre de 2007.