Foz marítima nas Ilhas Maurício

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 13 de março de 2014 as 14:05, por: CdB
A ilusão ótica é a de que existe uma cachoeira submarina
A ilusão ótica é a de que existe uma cachoeira submarina – clique para aumentar

As Ilhas Maurício foram descobertas pelos árabes em 975 d.C., e desde então várias nações já as colonizaram: primeiro os portugueses entre 1507 e 1513 e depois revezou períodos de sucessão e colonização entre os franceses, holandeses e ingleses. Somente em 1968 a ilha se tornou uma República.

Localizada na ponta sudoeste da ilha, há uma região conhecida como Le Morne, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ali se encontra uma ilusão fascinante: quando vista de cima, uma enxurrada de depósitos de areia e silte cria a impressão de que existe uma cachoeira debaixo d’água. Imagens de satélite são igualmente dramáticas, onde podemos ver um vórtice aparentemente subaquático na costa deste paraíso tropical.

O morro mostrado nessas fotografias foi usado durante muito tempo como abrigo por escravos foragidos que formavam pequenas povoações nas grutas e no cume de Le Morne, que assim passou a ser uma espécie de símbolo da luta dos escravos pela liberdade. Exatamente por isso a Ilha Maurício, que era uma importante porto de parada no antigo comércio de escravos, ganhou o apelido de “Terra dos Quilombolas”, devido ao grande número de escravos foragidos que viviam em Le Morne.