Forças iraquianas capturaram o principal construtor de bombas do aliado da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, informou nesta segunda-feira o porta-voz do primeiro-ministro do país.
Sami Mohammed al-Jafi, conhecido como Abu Omar al-Kurdi, é acusado de estar por trás de cerca de 32 explosões de carros-bomba desde que as forças lideradas pelos Estados Unidos invadiram o Iraque, afirmou o porta-voz.
De acordo com o governo, Kurdi foi preso no dia 15 de janeiro, mas o anúncio foi feito somente agora, uma semana antes das eleições do Iraque, nas quais o premiê Iyad Allawi concorre prometendo trazer segurança ao país.
- Kurdi confessou cerca de 75 por cento dos carros-bomba que foram usados em ataques em Bagdá desde março de 2003 e (confessou) ter feito os explosivos usados no ataque à embaixada da Jordânia em agosto de 2003 - disse o porta-voz Thair al-Naqib.
- Kurdi também confirmou que ele foi o responsável por alguns dos ataques sangrentos contra a polícia.
Forças iraquianas disseram ter capturado também outro insurgente no início deste mês. Nayef Abbas al-Zubaydi lidera o grupo Abu Talha, ligado ao militante jordaniano Zarqawi na cidade de Mossul, afirmou o porta-voz.
Forças do Iraque prendem alto assessor de Zarqawi
Arquivado em:
Segunda, 24 de Janeiro de 2005 às 12:50, por: CdB