Uma equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou, nesta quinta-feira, um período de duas semanas de estudo da economia das Filipinas, com o objetivo de determinar se Manila já estabeleceu as medidas requeridas pela agência multilateral para receber suas ajudas.
A visita segue a realizada em maio passado pelo subdiretor de gestão do FMI, Agustín Carstens, que mostrou seu otimismo a respeito de medidas fiscais impulsionadas pelo governo da presidenta Gloria Macapagal Arroyo.
À época, Carstens expressou sua confiança que essas medidas contribuirão para eliminar o contínuo déficit orçamentário do país.
Outra equipe do FMI que visitou o país no último mês de novembro disse que as Filipinas deviam acelerar suas reformas fiscais, principalmente para impulsionar a confiança dos investidores, segundo a imprensa local.
As Filipinas, que saíram de 35 anos de tutela da instituição multilateral em 1998, acertaram esse ano com o FMI a criação de um fundo de emergência, após a crise econômica que assola o sudeste da Ásia desde 1997.
FMI estuda economia das Filipinas para determinar ajuda
Arquivado em:
Quinta, 09 de Junho de 2005 às 03:07, por: CdB