Com recursos do Fundo de Marinha Mercante no total de US$ 60 milhões, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar a construção de três empurradores oceânicos e sete barcaças em estaleiros fluminenses, visando ao transporte de bobinas de aço e de fardos de celulose, respectivamente entre Santa Catarina e Espírito Santo, e Bahia e Espírito Santo.
Os recursos serão concedidos à Companhia de Navegação Norsul, armadora de capital nacional líder no transporte de granel seco na costa leste da América do Sul, com atuação principal na cabotagem doméstica e no Mercosul.
Segundo o BNDES, o valor do empréstimo equivale a 72% dos investimentos totais previstos para a construção das embarcações. O projeto vai permitir a criação de 1.740 empregos nos estaleiros Promar, em Niterói, onde serão construídos os empurradores oceânicos, e Eisa (Estaleiro Ilha), no Rio de Janeiro, que se encarregará das barcaças.
A construção das embarcações, acrescenta o BNDES, fortalecerá o transporte por cabotagem, cujos custos são inferiores aos de outros sistemas, como o rodoviário.
Financiamentos do BNDES incentivam navegação de cabotagem
Arquivado em:
Segunda, 20 de Junho de 2005 às 16:02, por: CdB