Uma reportagem do Financial Times nesta quinta-feira diz que a valorização do real pode ameaçar o volume das exportações brasileiras. O jornal diz que a moeda teve uma valorização de 19% diante do dólar desde maio e que atingiu seu "nível mais forte" em três anos.
"Pela primeira vez em muitos anos, brasileiros de classe média voltaram a viajar de férias para o exterior e a escolher vinhos estrangeiros em vez de nacionais nos supermercados."
Mas economistas e exportadores dizem ao FT que, com o encarecimento da produção, as exportações podem cair. "Os críticos afirmam que a recuperação do real está colocando em risco um ótimo período de dois anos para a exportações e de equilíbrio nas contas externas", afirma o diário.
Na semana passada, o diário britânico criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o jornal, a ida de Lula ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para cortejar governantes e líderes empresariais que, em outras épocas, eram considerados seus inimigos, é uma contradição.
Segundo a publicação, Lula, que "abandonou sua ardorosa retórica anticapitalista para se eleger presidente na quarta tentativa, em 2002, tem bons motivos para bajular os sacerdotes do capitalismo".
O jornal destaca o projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs), considerado o "principal atrativo oferecido por Lula, além do mais robusto crescimento econômico em uma década, registrado no ano passado".