Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Fim das cotas de exportação traz novas oportunidades para setor têxtil, avalia Abit

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Quarta, 29 de Junho de 2005 às 09:48, por: CdB

O fim da vigência do Acordo de Têxteis e Vestuário (ATV), conhecido como Acordo de Cotas, em dezembro do ano passado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), abre novas oportunidades para os produtos brasileiros no mercado internacional. A avaliação é do diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel.

Com o fim das cotas globais para a exportação do setor têxtil, o Brasil passa a ter acesso aos mercados sem limite quantitativo, assim como outros países. Nesse caso, itens da produção brasileira como toalhas, que andaram batendo no teto das cotas com os Estados Unidos, disse Pimentel, passarão a contar com maiores facilidades de acesso a mercado, "que é fundamental para que a indústria têxtil possa continuar a se expandir de forma acelerada".

Atualmente, a participação brasileira é de apenas 0,5% do comércio internacional de têxteis e vestuário, que movimentou no ano passado cerca de U$ 400 bilhões. O Brasil exportou U$ 2,080 bilhões em 2004 e pretende chegar, em 2005, a U$ 4 bilhões, o que equivaleria a 1% do comércio mundial. Pimentel avalia, no entanto, que o ritmo de crescimento este ano pode ser menor em razão de fatores como o câmbio e os juros altos.

Na avaliação do diretor da Abit, o Brasil deve atuar com mais rapidez em acordos de acesso aos principais mercados compradores do mundo: América do Norte, Europa e Japão. Juntos, esses 3 blocos importam 85% do vestuário comercializado no mundo. - E nós precisaremos, sem sombra de dúvida, avançar nesses acordos que nos dêem acesso preferencial a esses mercados, tal como já existe nos países da América Central, Colômbia, México.

A Abit tem um programa de promoção das exportações, o TexBrasil, com apoio da Agência de Promoção de Exportação (Apex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que pretende aumentar o número de exportadores e a pauta de produtos exportados, estimulando inovação, criatividade e estilo.

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