Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Filme paquistanês ganha 'Leopardo de Outro' na Suíça

Arquivado em:
Sábado, 16 de Agosto de 2003 às 16:39, por: CdB

O filme paquistanês 'Água Silenciosa', da diretora Sabiha Sumar, foi o vencedor do Leopardo de Ouro, prêmio do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça.
 
A premiação foi uma surpresa, já que o favorito era o coreano 'Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera'.

Água Silenciosa retrata o início da radicalização fundamentalista muçulmana no Paquistão, contando a história de Aicha, uma mulher de religião sikh que escapara do massacre de 1947, por muçulmanos, casando-se com um muçulmano e escondendo sua identidade.
 
Com a islamização do país pelo general Zia, Salim, o filho de Aicha, adere aos fanáticos muçulmanos, movimento em expansão em 1979, e quando começa a caça aos infiéis, descobre não ser um muçulmano puro.

Apesar do tema polêmico, a diretora, conhecida no Paquistão como militante feminista, afirma não haver problemas para a exibição do filme no seu país e na Índia.

O Leopardo de Prata de Locarno foi para o filme bósnio 'Gori Vatra, Ao Fogo', de Pjer Zalica, mostrando os primeiros passos para uma reconciliação entre bósnios e sérvios, tendo como fundo uma visita do ex-presidente americano Bill Clinton a um vilarejo bósnio.

Pjer Zalica conta de maneira satírica como a paz pode ser pior que a guerra, surgindo acompanhada da corrupção, prostituição e desemprego.

O filme romeno 'Maria', de Calin Netser, com uma história verídica sobre a miséria no seu país, ganhou o prêmio especial do júri e o de melhor ator masculino, para Serva Ionescu.
 
Maria se baseia na história de uma mulher casada com um bêbado e jogador obrigada a se prostituir para sustentar seus filhos. Descoberta pela TV romena, para a qual contou seu drama, acabou sendo explorada pela televisão.

O prêmio de melhor atriz foi repartido entre as atrizes Kirron Kher, do filme paquistanês, Diana Dumbrava, do filme romeno, e Holly Hunter, do filme americano 'Treze Anos', sobre uma adolescente, que também ganhou um Leopardo de Prata.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo