Forças de segurança austríacas impediram uma tentativa de assassinato de um filho de Kim Jong-il, líder da Coréia do Norte, durante uma viagem à Europa em novembro, disse no domingo a agência de notícias Yonhap News, mas autoridades da Áustria negaram qualquer incidente.
O relato sobre o complô contra Kim Jong-nam aparece no momento em que surgem rumores persistentes sobre uma briga política interna no país comunista e dentro da família do governo.
A agência de notícias sul-coreana, citando fontes familiares aos assuntos norte-coreanos, disse que o assassinato foi planejado por norte-coreanos que preferem outro dos filhos de Kim Jong-il como seu eventual sucessor.
O Ministério do Interior da Áustria confirmou que Kim Jong-nam esteve por dois dias em Viena e que ele foi vigiado por agentes antiterrorismo, mas disse que isso é a rotina em relação a representantes estrangeiros. O Serviço Nacional de Inteligência da Coréia do Sul não confirmou a notícia, mas disse que o governo de Seul está verificando.
Filho de líder norte-coreano escapou de assassinato
Arquivado em:
Segunda, 20 de Dezembro de 2004 às 02:20, por: CdB