O comitê de urgência da Fifa decidiu suspender, a partir desta sexta-feira, a Federação de Futebol da Guatemala (Fedefutbol), em razão de uma interferência do governo local nos estatutos internos da associação, violando os princípios e os estatutos da entidade máxima do futebol mundial.
No último 23 de dezembro, a Confederação Desportiva Autônoma da Guatemala, um organismo ligado ao governo guatemalteca, decidiu tomar o controle da sede da Fedfutbol -construída com o apoio do programa de assistência financeira da Fifa-, proibindo inclusive a entrada do presidente da Federação, José Maurício Caballeros.
O órgão do governo da Guatemala, que também proibiu a entrada de membros do comitê executivo e da administração da entidade que controle o futebol do país, pleiteia a nomeação de uma comissão para a substituição do presidente Caballero, eleito para assumir a federação um mandato de quatro anos, a partir de setembro do ano passado.
Desrespeitados seus regulamentos internos, a Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Guatemala até que seja restabelecida a ordem da Fedefutbol, com autonomia para o presidente Caballero e para os funcionários da entidade.
Fifa suspende atividades da federação na Guatemala
Arquivado em:
Sexta, 09 de Janeiro de 2004 às 12:20, por: CdB