O presidente da Fifa, Joseph Blatter, colocou, nesta sexta-feira, a primeira pedra da futura sede da organização, em uma cerimônia que reuniu 300 convidados e várias celebridades. As obras começarão no próximo dia 24, e, segundo o calendário de execução, a Fifa poderá se mudar para o novo edifício no início de 2006.
Entre os convidados estiveram o presidente do COI, Jacques Rogge; Franz Beckenbauer, presidente do Comitê Organizador da Copa da Alemanha 2006; e o Comitê Executivo da Fifa.
A pedra angular tem em seu interior uma bola de aço de 1,30 metro de diâmetro. Dentro da esfera, 204 estudantes de Zurique colocaram um saco com terra de cada uma das 204 associações membros da Fifa.
''Nossa organização não poderia ter desejado um melhor fundamento para a casa da FIFA do que a terra de todos os seus membros'', disse o presidente Blatter em seu discurso.
A nova sede da Federação Internacional, concebida pela arquiteta suíça Tilla Theus, pretende conseguir uma perfeita harmonia com as imediações do zoológico de Zurique. O edifício terá 140 metros de comprimento e 47 metros de largura, com uma altura de 12 metros. Além dos dois andares superiores, a construção contará com seis níveis adicionais. Trezentas pessoas trabalharão na execução do projeto.
A cidade de Zurique fez uma homenagem ao centenário da Fifa e à construção de sua nova sede, mudando o nome da rua. Em lugar de "Adolf-Johr-Weg' passará a se chamar 'Fifa-Strasse'.