Milhares de peregrinos foram até a Praça São Pedro esperando ver o papa João Paulo dar uma bênção nesta segunda-feira, mas meia hora depois do horário marcado para a aparição do pontífice, suas janelas continuavam fechadas.
A benção de segunda-feira após a Páscoa tradicionalmente traz um fim às celebrações da Semana Santa da Igreja Católica. Embora o Vaticano não tenha confirmado o evento este ano, uma multidão de fiéis esperançosos lotou a Praça São Pedro ao meio-dia, gritando o nome do papa.
Mais cedo, ainda nesta segunda-feira, a televisão do Vaticano cancelou planos para uma transmissão ao vivo da praça, mas suas câmeras de TV continuavam a focalizar o apartamento papal, sugerindo que o frágil pontífice ainda pudesse aparecer. O próprio Vaticano não fez comentários e não estava claro se a bênção ainda seria dada nesse dia.
O papa de 84 anos de idade apareceu em sua janela para abençoar os fiéis neste domingo de Páscoa, mas não conseguiu falar, aumentando os temores de que sua saúde possa ter se debilitado um mês depois de se submeter a uma cirurgia para aliviar uma crise respiratória.