A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), vinculada à Secretaria da Infância e da Juventude, iniciou nesta segunda-feira a distribuição de 40 mil cartazes, com 86 fotos de crianças e jovens desaparecidos. A campanha faz parte do programa SOS Crianças Desaparecidas.
O material será distribuído por todo o território nacional, para ser afixado em locais de grande movimentação, como estações de ônibus, de trens, estádios, restaurantes, repartições públicas, entre outros. O secretário da Infância e da Juventude, Altineu Côrtes, acha que o apoio da imprensa também ajuda muito, por meio da maciça divulgação das fotos e dos casos resolvidos. A localização de desaparecidos atinge, atualmente, o índice de 82%. Desde o início deste ano, a FIA recebeu 104 notificações de desaparecimento, das quais já solucionou 84.
O cartaz, segundo os profissionais da FIA, comove as pessoas e representa um importante veículo de conscientização delas para a prevenção do problema. Um exemplo é a discussão nos meios de comunicação, como vem acontecendo em novela exibida em horário nobre. Quando isso acontece, o número de pessoas que procura o SOS Crianças Desaparecidas aumenta, tanto para busca de ajuda para localizar desaparecido quanto para apontar onde possivelmente encontrá-lo. A produção dos cartazes foi possível graças ao apoio do Banerj/Itaú.