O Dia Nacional da Cultura será amanhã, mas o governo do estado, através da Secretaria de Cultura, programou várias atividades para festajar a data durante todo o mês de novembro.
Uma das principais atrações será a Maratona de Bandas do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá neste fim de semana na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio. Bandas militares, marciais e escolares, se apresentarão entre 10h e 19h. A entrada é gratuita.
O Theatro Municipal, uma das mais tradicionais expressões de cultura do estado, também vai comemorar a data com a apresentação no próxima domingo, às 11h, da Orquestra Petrobras Sinfônica, dentro do Projeto Domingo no Municipal que oferece espetáculos com ingressos a apenas R$ 1.
Na Biblioteca Pública do Rio de Janeiro, além do evento "Dom Quixote nos trópicos", com a exposição "34 Quixotes de Mário Mendonça - desenhos", inédita no Brasil, mais duas exposições acontecerão este mês: a primeira será inaugurada no dia 16, às 15h, com desenhos de crianças francesas e brasileiras em comemoração também ao Ano França-Brasil; e a segunda será inaugurada no dia 24, com exposição de livros de alunos da rede escolar, incluindo presidiários.
No dia 21, acontecerá a premiação do Cultura Nota 10.
O prêmio, que está em sua terceira edição, tem por objetivo disseminar projetos inovadores e valorizar a cultura fluminense. Foram inscritos este ano 269 trabalhos de 80 municípios do estado.
As 21 melhores iniciativas e os 10 finalistas se apresentarão no Teatro João Caetano, quando os cinco destaques serão escolhidos por um júri.
No dia 30, será realizado no Forte de Copacabana o seminário "Os sentidos da leitura" que contará com a presença do secretário de Cultura, Arnaldo Niskier.
O evento apresentará os temas "Uma leitura da leitura no Brasil" e "O livro e o autor na mídia", entre outros.
O evento é promovido pelo Comitê Rio Viva Leitura, coordenado pela Biblioteca Pública Estadual, que foi inaugurado em junho e conta com a participação de 20 entidades representativas do setor editorial.