Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Festivais de cinema invadem Nova York

Arquivado em:
Quinta, 22 de Junho de 2006 às 05:10, por: CdB

É uma verdadeira epidemia: mais de 50 festivais de cinema surgiram no Estado de Nova York nas últimas décadas.

Com mais de um festival de cinema por semana, sendo que a média de duração de cada festival é de oito dias, praticamente não existe nenhum momento em que os nova-iorquinos não possam assistir aos últimos trabalhos de cineastas independentes exibidos na tela grande.

- Os organizadores trazem os festivais para cá porque sabem que os cineastas querem estar presentes em Nova York, devido à profundidade e diversidade dos bairros e habitantes de nossa cidade - diz Katherine Oliver, comissária do Escritório de Cinema, Teatro, Rádio e Televisão da prefeitura da cidade.

Mas uma pergunta paira no ar: será que isso é bom para o cinema e os cinéfilos nova-iorquinos, ou é uma sobrecarga sensorial?

Os festivais com certeza garantem ao público uma gama de opção maior do que o se encontra nos cinemas de várias salas em Manhattan, além de dar aos filmes a chance de acesso ao público. Mas a quantidade de festivais é capaz de desanimar até mesmo o cinéfilo mais obcecado.

Neste mês, por exemplo, já teve início o Festival de Cinema de Staten Island, onde um filme pequeno como The Celestine Prophecy pode chamar a atenção com uma vitória na categoria melhor longa-metragem narrativo. E a 9ª. edição do Festival Internacional de Cinema do Brooklyn, que não deve ser confundido com a 4ª. edição do Festival de Cinema Underground do Brooklyn, em abril, nem com o 6º Festival de Cinema de Coney Island, no Brooklyn, em outubro, ou ainda com o festival Sundance Institute, no BAM, em Brooklyn, que começou em maio.

Nova York possui festivais de cinema para quase todas as etnias, como atestam o Festival de Cinema Turco de Nova York ou o Festival de Cinema Red Shift, dedicado ao cinema russo.

Os asiático-americanos têm dois festivais, mas a comunidade afro-americana tem quatro, dos quais o mais conhecido é o Festival de Cinema Urbanworld Vibe, que começou nesta quarta-feira.

O Festival de Cinema Tribeca pode ser visto como o maior da cidade, mas mesmo assim é apenas um peixe pequeno nadando num lago grande.

Apesar disso, Tribeca resultou em várias vendas este ano, mostrando que seu crescimento contínuo, sem falar na publicidade de festivais menores, pode beneficiar os distribuidores em seu território natal.

Infelizmente, a diversidade e a cultura não costumam atrair distribuidoras, apenas cinéfilos e cineastas novatos.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo