Com a expectativa de superar a marca de 54 mil visitantes e de atrair pelo menos 2 mil compradores estrangeiros, será aberta, no próximo dia 13, no Parque Anhembi, a 31ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro (Couromoda 2004), o maior evento do gênero da América Latina.
Esta edição chega com mais 12% de expositores e 7% da área ocupada, devendo reunir em 45 mil metros quadrados mais de 900 empresás de 15 estados brasileiros, que respondem por 85% da produção, além de representantes da China, Hong Kong, Itália, Turquia, Estados Unidos e Uruguai. Nesse espaço, serão apresentadas 1.500 marcas.
Durante quatro dias, serão mostradas os lançamentos de produtos em couro. Os produtores apostam no avanço tecnológico que permita que os calçados sejam cada vez mais confortáveis.
Paralelamente à feira, vai funcionar a Fábrica Modelo 2004, em sua oitava edição, coordenada pelo Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins (CTCCA). Do dia 13 ao dia 16 próximos, no espaço reservado a essa fábrica, serão produzidos 800 pares de mocassim feminino, com o Selo Conforto e Saúde do Pé, conferido pelo Laboratório de Biomecânica do Centro Brasileiro de Engenharia do Calçado (Cebec).
No ranking mundial, o Brasil é o terceiro país calçadista, com produção anual de 650 milhões de pares, atrás da China e da Índia. As exportações para 130 mercados internacionais movimentam cerca de US$ 3,2 bilhões em toda a cadeia e US$ 1,5 bilhão só com calçados.
Mesmo direcionando 480 milhões de pares ao mercado interno, o consumo per capta no país é de apenas 2,8 pares por ano, abaixo do padrão, que é de 5,5 pares anuais. Mesmo assim, a média brasileira é superior à do Chile (2,5 pares/ano); Argentina (2,4 pares/ano); Venezuela (2,3 pares); México (2,3 pares) e Colômbia (2,2 pares).
De acordo com os organizadores, várias delegações de compradores estrangeiros já confirmaram presença, entre eles representantes dos Estados Unidos, Espanha e Grécia. Os compradores do exterior, a maioria de pequeno e médio portes, vão encontrar na feira a infra-estrutura necessária para fechar negócios sem perder tempo. Num espaço exclusivo para atendê-los, haverá intérpretes capacitados para dar todas as informações necessárias.
Feira de calçados deve atrair 2 mil compradores em São Paulo
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Quinta, 08 de Janeiro de 2004 às 17:56, por: CdB