O faturamento das vendas dos supermercados acumularam aumento de 3,11% durante os sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta na capital paulista. Entretanto, a pesquisa revelou queda de 0,16% no faturamento das vendas em supermercados em junho em relação ao mesmo mês de 2004.
O ano de 2005 começou com "uma performance muito positiva", que consolidou um crescimento de 8% no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, lembrou o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, em entrevista à Agência Brasil. De abril em diante, as vendas começaram a cair. Na opinião de Oliveira, isso mostra que o mercado está retraído, o poder aquisitivo está diminuindo, e o reflexo nas vendas é a migração dos consumidores para faixas mais baixas de consumo.
João Carlos de Oliveira disse que o consumidor está substituindo produtos mais caros por outros, com preço menor, o que gera queda do faturamento em vendas.
Em relação ao mês de junho, houve um crescimento de 5,82%. Esse aumento pode ser explicado pelo calendário:
- Foi um aumento esperado em função da sazonalidade dos dois meses. Junho é um mês com 30 dias, com feriados e julho, por ter um dia a mais (31), um final de semana a mais, que é muito forte no setor supermercadista, isto naturalmente já traria um aumento de vendas em julho em relação a junho - esclareceu Oliveira.
Segundo ele, a projeção é que, até o final do ano, o acumulado de 3,11% diminua, chegando a uma taxa de crescimento de 2% no faturamento das vendas deste ano.