O movimento nacionalista do Fatah ganhou as eleições de quinta-feira em 84 municípios palestinos, informaram nesta sexta-feira, fontes do Comitê Supremo para as Eleições Locais.
- Segundo as informações que me chegaram, o Fatah ganhou 55% dos votos e o Hamas 34% - disse Firas Yagi, porta-voz do Comitê Supremo para as Eleições Locais da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
No entanto, o resultado não será oficial até que seja anunciado na entrevista coletiva de amanhã, sábado, às 09h GMT (06h de Brasília), na prefeitura de Al Bire, vizinho a Ramala.
Segundo a lei eleitoral palestina, os resultados do pleito não devem ser tornados públicos antes de passar 48 horas desde o fechamento dos colégios eleitorais.
Al Yagi afirmou que o nível de participação, em umas eleições nas quais 400.605 palestinos tinham direito a voto, superou os 82% na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
O porta-voz reconheceu que aconteceram vários incidentes nos colégios eleitorais e em suas imediações, em particular devido à tensão entre os candidatos.
O mais grave dos fatos se registrou na aldeia de Atara, no distrito de Ramala, onde palestinos armados e encapuzados entraram no colégio eleitoral depois de começada a apuração.
Al Yagi afirmou que a agressão fez com que fosse suspensa a apuração e a votação nessa localidade, onde estavam inscritos 1.369 eleitores, foi declarada nula.
O Comitê Supremo para as Eleições Locais informou ao Ministério do Interior sobre o ataque para que seja feita uma investigação pelas forças de segurança palestinas.
Enquanto isso, as autoridades judiciais palestinas ainda não tornaram público o procedimento legal nestas circunstâncias ou se a votação poderá ser repetida.
Além disso, aconteceram fortes tensões na aldeia de Abasan, no distrito de Khan Yunes, e na cidade de Rafah, ambas no extremo sul da Faixa de Gaza, embora segundo Yagi as autoridades palestinas tenham conseguido manter a ordem no perímetro dos colégios eleitorais, assegurando que o processo eleitoral continuasse.
Após o fechamento dos colégios eleitorais, às 19.00 horas (13.00 horas de Brasília) da quinta-feira, partidários do Fatah deram tiros para o alto em sinal de vitória e a fim de demonstrar sua confiança nos resultados.
Jibril Rajub, assessor de assuntos de segurança da ANP e membro do movimento governista, afirmou que "os resultados preliminares garantem ao povo palestino que o Fatah é ainda a facção mais influente e mais forte".
Fatah ganha eleições em 84 municípios palestinos
Arquivado em:
Sexta, 06 de Maio de 2005 às 02:34, por: CdB