Com um certo constrangimento devido ao fato de estar na lanterna do Brasileirão, mas cumprindo à risca a série de eventos programados para a comemoração da data, o Grêmio se aproxima da data em que completará seus 100 anos de vida. Nesta quarta-feira, estão faltando apenas cinco dias para o Centenário.
"Temos de ter a humildade de admitir que o Grêmio não vive um bom momento, mas estamos fazendo um chamamento visando a mobilização de todos os torcedores, porque é uma semana decisiva para o clube, que vive os dias da comemoração de seu aniversário", comentou nesta quarta-feira o diretor de futebol Evandro Krenbs.
A preocupação do dirigente se justifica, na medida em que o clube luta para sair da última posição da tabela e terá pela frente neste sábado o Bahia, adversário direto na luta contra o rebaixamento. O jogo, decisivo, ocorrerá dois dias antes da comemoração oficial do Centenário - que cai na segunda-feira.
"Por todos esses aspectos, a torcida tem que ter compreensão. Que veja o esforço e o trabalho que estamos fazendo e leve para campo toda sua energia e carinho, apara ajudar o time", acrescentou Krebs.
Homenagens
Em meio a tantas preocupações, a festa não pára. Nessa terça-feira o Grêmio foi homenageado no Palácio Piratini, pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. O presidente do clube, Flávio Obino, recebeu a medalha "João Saldanha", distinção concedida pelos seus 100 anos de vida.
Também nessa terça-feira, prolongando-se até o próximo dia 16, o Tricolor inaugurou uma exposição em um dos maiores shoppings de Porto Alegre (o Praia de Belas). São oito painéis que dão detalhes sobre a fundação do clube, suas sedes, taças, grandes personalidades, além de maquetes de seus estádios.
Têm sido realizados grandiosos jantares em algumas cidades do interior do Estado e em clubes da Capital; homenagens em câmeras de vereadores, missas e alguns eventos esportivos como rústicas e até corridas no Jóquei Clube.