Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Faetec forma mais uma turma de sommeliers

Arquivado em:
Terça, 21 de Dezembro de 2004 às 07:41, por: CdB

A terceira turma do Curso de Sommeliers da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) se forma hoje, mas os 22 alunos não precisaram esperar o diploma para se beneficiar dos conhecimentos adquiridos. Vários já conseguiram oportunidades de trabalho ou promoções na carreira.

Este foi o caso de José Carlos Gomes, trabalhando há 17 anos no ramo de hotelaria, que viu sua carreira deslanchar a partir do curso de sommelier, onde chegou indicado pelo próprio hotel onde já trabalhava. Assim que começaram as aulas foi promovido de garçom à segundo maítre.

Outro formando que viu as portas se abrirem após começar o curso foi André Gomes da Cruz, há oito anos no ramo de hotelaria. No início do curso André vinha duas vezes por semana de Teresópolis, onde trabalhava, para assistir às aulas. Há três meses ele conseguiu emprego como garçom em um hotel no Rio de Janeiro.

Os formandos, que na maioria já trabalhavam como garçons em restaurantes e hotéis, aprenderam noções de harmonização entre comidas e vinhos, degustação de vinhos e sobre as diferentes vinícolas do mundo.

O professor do curso, Fernando Miranda, explica que sommelier é o profissional de restaurante encarregado dos vinhos, desde a elaboração da carta, compra e manutenção da adega. Também aconselha os clientes sobre o vinho mais adequado para acompanhar o prato escolhido e o respectivo serviço à mesa. Professor de degustação de vinhos, Miranda ministra as aulas no Restaurante Escola do Palácio Guanabara, administrado pela Faetec.

O Curso Básico de Sommeliers da Faetec, entidade vinculada à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é realizado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RJ). A primeira turma se formou no final de 2003, e o curso já é um grande sucesso, refletido na procura por vagas.

As inscrições para próxima turma devem abrir em janeiro e serão oferecidas 30 vagas. O curso, que tem duração de cinco meses, é destinado a profissionais que já atuam como garçons, têm mais de 18 anos e buscam especialização e mais conhecimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2299-5753.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo