A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, forma, nesta sexta-feira, a segunda turma dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille - linguagem escrita em relevo para cegos e baixa visão - de 2005.
Estão se formando 28 profissionais em braille e 60 em libras. Esses cursos, juntamente com o de orientação e mobilidade - desenvolvimento ou restabelecimento da capacidade de locomoção independente de cego e baixa visão - fazem parte do programa de Inclusão na Educação, iniciado no ano passado. Implementados na rede, eles têm por objetivo instrumentalizar professores, instrutores e pessoal de apoio para atuar junto ao aluno com necessidades educacionais especiais que vêm ingressando na rede.
Coordenada pela Gerência do Programa de Inclusão na Faetec, a iniciativa contou com um primeiro momento, quando foram realizados encontros de sensibilização, destinados a orientar os educadores da Faetec em todo estado com informações sobre o processo inclusivo. Em torno de 500 professores da rede participaram desta mobilização, que discutiu as prioridades e soluções para a inclusão de deficientes na educação.
Em seu terceiro ano de implantação, o movimento de inclusão tem, além destas iniciativas citadas acima, a reserva de 30% de suas vagas nos concursos realizados nos dois últimos anos. Em março de 2004, um convênio assinado entre a Faetec, a Secretaria de Ação Social e a Coordenadoria para Assuntos das Pessoas Portadoras de Deficiência permitiu o acesso inicial de 73 portadores de deficiência aos cursos da rede.
No próximo semestre, vão ser oferecidas 200 vagas para cursos a serem iniciados na segunda semana de agosto. As inscrições começaram no dia 4 de julho e vão até 1º de agosto. No total, são duas turmas de braille, duas de orientação e mobilidade e uma de libras, em Quintino, na Zona Norte do Rio.
Este último curso pode ser encontrado ainda nas seguintes unidades: Ferreira Viana, Henrique Lage, João Luiz do Nascimento, Adolpho Bloch e Fundamental Visconde de Mauá. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2299-1956.