Quem não viu ainda tem oportunidade, até esta quinta-feira, de visitar a exposição "Ciclos", na Sala Djanira, a galeria de arte da Fesp (Fundação Escola de Serviço Público), vinculada à Secretaria de Administração e Reestruturação. O espaço cultural da fundação fica aberto ao público de 10h às 19h. A entrada é grátis.
Os 21 óleos sobre tela são da artista plástica Tânia Queiróz e foram produzidos no Atelier de Pintura e Desenho da Fesp, o único gratuito no Rio de Janeiro. O espaço funciona há 12 anos sob a coordenação do professor Tancredo Araújo, de quem Tânia é aluna há algum tempo.
O estilo de pintura nos 21 quadros da artista inclui desde o expressionismo abstrato até o concretismo geométrico. Ela escolheu o título "Ciclos", por representar um período de sua vida, tanto que um mesmo quadro abre e fecha a exposição, significando a morte e o renascimento.
O assessor de Intercâmbios e Eventos da Fesp, jornalista, escritor e poeta Ivo Torres, responsável pelo espaço cultural da fundação e coordenador da mostra, conta que o atelier de Tancredo Araújo teve alunos que começaram do zero, se tornaram profissionais e hoje são pintores de destaque, com várias exposições.
O espaço cultural da Fesp foi criado em 1992 com o objetivo de ser um núcleo irradiador de cultura. Durante o ano inteiro apresenta mostras de pintura, desenho, escultura, gravura e fotografia. Muitos pintores e escultores já reservaram o espaço para este ano e a Sala Djanira tem exposições marcadas até março de 2006.
A Sala Djanira fica no térreo do prédio da Fesp, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, em frente ao Rio Sul.