Uma explosão atingiu a sede de um partido curdo em Bagdá nesta terça-feira, matando ao menos 25 pessoas, segundo um policial na área. A explosão foi nos escritórios da União Patriótica do Curdistão, perto do Ministério das Relações Exteriores iraquiano e da entrada da chamada "zona verde" - onde a administração norte-americana tem sua sede. Tiros foram ouvidos após a explosão
Na frente do prédio, podia-se ver uma imensa cratera. O incidente ocorreu no momento em que autoridades dos EUA e do Iraque anunciam os nomes de um governo iraquiano a tomar posse e assumir a soberania do país em 30 de junho.
Ainda nesta terça-feira, um carro-bomba explodiu na entrada de uma base militar norte-americana no norte de Bagdá, matando ao menos 11 iraquianos e ferindo outras 22 pessoas, incluindo dois soldados dos Estados Unidos.
O ataque aconteceu em uma base perto de Baiji, uma cidade de refino de petróleo a 180 quilômetros ao norte de Bagdá. O policial Sabah Mahmoud disse que um suicida lançou uma BMW preta contra a base e detonou as bombas na entrada.
"Vi cinco carros em chamas e corpos espalhados por todos os lados", afirmou Amir Ismael, um civil de 38 anos ferido no abdômen e na coxa. A explosão aconteceu no dia em que um novo governo do Iraque foi anunciado. Esse governo assumirá formalmente a soberania do país a partir de 30 de junho.