De acordo com José Barata, Mário Soares "não reage a estímulos externos", apesar de continuar "a respirar normalmente sem nenhum apoio técnico"
Por Redação, com agências de notícias:
O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, disse nesta segunda-feira que o ex-presidente Mário Soares encontra-se em situação muito crítica e em estado de coma profundo, mantendo-se o prognóstico reservado.
De acordo com José Barata, Mário Soares "não reage a estímulos externos". Apesar de continuar "a respirar normalmente sem nenhum apoio técnico".
– Há um agravamento progressivo do estado de saúde – adiantou, acrescentando que Mário Soares continua a ser acompanhado e monitorizado constantemente.
Transferido
O hospital da Cruz Vermelha emitirá nova informação clínica às 12:00 desta terça-feira.
Internado desde o dia 13 de dezembro. O ex-presidente foi transferido na quinta-feira dos Cuidados Intensivos. Para a "unidade de internamento em regime reservado" do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.
Saúde
No entanto, no sábado, um agravamento súbito da situação clínica obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade dos Cuidados Intensivos.
Considerado o pai da democracia portuguesa, Soares foi presidente de 1986 a 1996. Além disso, foi duas vezes primeiro-ministro, ministro das Relações Exteriores. Deputado europeu e fundador do Partido Socialista.