Especialistas europeus em gripe desenvolveram a primeira vacina humana para uma variante perigosa da gripe aviária, que poderá ser transmitida de animais para seres humanos, afirmou na quinta-feira a Comissão Européia.
Essa cepa, o vírus H7N1, é classificado como altamente patogênico e, em 1999, causou surtos fatais de gripe entre frangos italianos. Mas o risco de que se torne pandêmico é menor que o H5N1, que já matou mais de 60 pessoas na Ásia.
Um consórcio de seis parceiros da Grã-Bretanha, França e Itália, que inclui instituições acadêmicas e científicas, assim como a unidade de vacinas do laboratório Sanofi-Aventis desenvolveu a nova vacina, chamada de RD-3.
Testes clínicos começam no primeiro semestre de 2006.
"A pesquisa mostra que esse vírus de gripe aviária em especial pode ser transmitido para humanos que tiverem contato direto com animais infectados", disse Philip Tod, porta-voz da Comissão para saúde e segurança alimentar.
Especialistas consideram a gripe aviária a maior ameaça individual à saúde humana no mundo de hoje. O vírus H5N1 levou ao abatimento de dezenas de milhões de aves e poderá um dia ser transmitido para pessoas.
A vacina é a melhor maneira de impedir que o vírus se espalhe se ele sofrer uma mutação para uma forma que poderá passar facilmente entre seres humanos.